As 03 maiores dúvidas quando se fala de NF-e.

A legislação fiscal brasileira é extremamente complexa. Assim, cálculo de tributos, emissões e armazenamento de notas fiscais eletrônica, muitas vezes, se tornam uma dor de cabeça para os gestores do negócio.


01- Existe prazo de armazenamento de notas?

Sim, muita gente não sabe, mas o prazo máximo exigido por lei para armazenamento das notas fiscais emitidas é de 5 anos.
Isso significa que o fiscal da Receita Federal , pode solicitar as notas fiscais do seu estabelecimento de até 5 anos atrás e, caso você não as tenha, estará sujeito a multas que podem ultrapassar R$ 1.000,00 por NF-e.


02 – Confundir o DANFE com a Nota Fiscal Eletrônica

É  muito comum confudir o DANFE (documento impresso) com a nota em si (XML – arquivo digital). É de extrema importância que você não confunda esse documento com as notas fiscais eletrônicas. Isso porque o DANFE não possui validade jurídica, sendo apenas uma versão resumida da NF-e, que pode ser impresso para conferência.

O documento que tem validade é o XML, o arquivo da nota, nele contém todas as informações da emissão da nota digitalmente assinada por certificado digital.


03 –  Não conferir a autenticidade das notas fiscais.

É um erro bastante comum não verificar a autenticidade das notas fiscais. A consequência é que, no caso de uma fiscalização, a sua empresa pode sofrer duras penaliaddes. Portanto, para garantir que as notas estão ok, é possivel fazer uma conferência no portal da Receita Federal. É necessario ter em mãos a chave de acesso que se encontra no DOCUMENTO AUXILIAR DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA (DANFE).


Com o SGIFLEX, tudo isso é possível, proporcionando uma gestão de maneira fácil e simples, um sistema em nuvens, onde os documentos fiscais ficam armazenados de forma segura, possibilitando realizar download dos arquivos XML a qualquer momento, seja para enviar aos clientes, ao contabilista ou apresenta-los para um fiscal em caso de fiscalização.

Ao realizar o envio da nota, o sistema ja recebe o retorno da SEFAZ, informando se a mesma foi autorizada ou não, em caso da mesma naão ser autorizada, ja informa uma mensagem de retorno da SEFAZ, mostrando o motivo da rejeição, podendo assim realizar a correção e enviar novamente, uma vez autorizada, fica gravado o PROTOCOLO DE AUTORIZAÇÃO  da nota, garantindo a autenticidade do documento gerado.

Viu como é facil? Está esperando o que pra realizar a gestão de suas notas com o Sigeflex? 

E ai gostou?

siga-nos em nossas redes sociais

instagram: @sigeflex 
Facebook: sigeflex



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *