O que são sistemas ERP e para que servem?

O que é um ERP?

      Um ERP é um sistema que visa organizar todos ou parcialmente os processos das empresas, do operacional a geração de resultados que possibilita a melhor tomada de decisão.

Porque ter um ERP?

   O excesso de tarefas no dia-dia das empresas, concorrência, problemas e burocracia existente no país , gera uma carga considerável para o empreendedor/empresa, um sistema para auxiliar na gestão do negócio é a solução para reduzir tal carga sobre o gestor e funcionários, o ERP, além de contribuir para melhoria da gestão da empresa, pode auxiliar na identificação de desperdícios e ajudando a projetar melhor as estratégias para que o negócio possa evoluir.

    A tecnologia é uma realidade e estamos completamente envolvidos por ela, praticamente impossível uma pessoa não ter contato com a tecnologia nos dias de hoje, nos ajuda em diversas tarefas no dia-dia, agilizando processos e diminuindo drasticamente cada vez mais, o tempo necessário para realizar as tarefas cotidianas, cada dia aparece inovações visando sempre melhorar ou resolver um problema conhecido.

    No caso de um sistema ERP, além de resolver diversos problemas de gestão, existem operações obrigatórios para as empresa que torna obrigatório o uso de um sistema ERP, como por exemplo, a mais conhecida, Nota Fiscal Eletrônica, por mais simples e pequeno que seja a empresa, é preciso atender a legislação do país e emitir os documentos fiscais, como NF-e, NFC-e, MDF-e, CT-e, NFS-e, Sped Fiscal, PIS/COFINS dentre outros.

O que são sistemas ERP ?

São softwares que auxiliam no gerenciamento das principais atividades/tarefas de uma empresa, servem para automatizar diversas atividades, agilizando os processos administrativos, estratégicos e operacionais da empresa.

Benefícios que um sistema traz a uma empresa

Implantação de um sistema ERP

Implantar um ERP, pode não ser uma tarefa fácil, requer bastante esforço da equipe para alimentar o sistema como um todo, com todo cuidado possível afim de obter o máximo de representação real das informações do sistema com a realidade da empresa, desde o estoque, finanças, vendas, contábil etc.

O sistema ERP precisa ser confiável em calcular, gerar o mostrar as informações.

Quais os principais pontos que se deve observar na boa implantação do sistema?

Quais os problemas enfrentados para a implantação de um ERP ?

Quais os tipos de sistemas existente ?

Os tipos de sistemas varia de acordo com o tipo de negócio e o tipo de tecnologia necessário e disponível, para cada segmento, pode existir sistemas ERP específico e podem dividir-se tecnologicamente em sistemas offline e online(na nuvem).

Sistemas offline/desktop

  Antes de entrar no assunto, é bom esclarecer que o sistema pode ser offline com tecnologia web e ser desktop e online, esse tópico explicará o que geralmente acontece no mercado.

    Sistemas offline, geralmente são sistemas legados, desenvolvidos em tecnologias antigas, porém ainda ativas no mercado, pode acontecer também do tipo de negócio necessitar que o sistema seja de funcionamento offline, porém, pode acontecer de ser offline e tecnologia web, porém, o que geralmente acontece é que sistemas que funcionam offline, são desenvolvidos na tecnologia desktop.

Sistemas Web/Nuvem

    Sistemas Web ou na nuvem, são sistemas acessado via navegador, geralmente construídos com tecnologias mais atuais e melhores, mas isso não é uma regra. A vantagem é a não necessidade de ser instalado na máquina do usuário, pode ser acessível de qualquer local do planeta bem como a qualquer hora.

    Toda a responsabilidade de manter a infraestrutura e o sistema funcionando, é passada para a empresa responsável pelo sistema.

Outras vantagens de sistemas Web/Nuvem

Conclusão

É praticamente impossível uma empresa crescer sem usar qualquer tipo de sistema para controlar toda sua operação, é uma parte crucial para o bom andamento das atividades das empresas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *